terça-feira, 30 de setembro de 2014

2 colheres de felicidade - X

O resto da semana seguiu quase normalmente. Ana levou os documentos para o doutor Fabrício e este lhe garantiu que agora estava tudo ok, o inventário de Roberto ficaria pronto o mais rápido possível. A quantidade de bilhetinhos enviados e recebidos pelos membros da gangue da Bia também aumentou. E na sexta à noite, Ana finalmente teve a notícia que tanto aguardava:

- Ana, eu sei que sábado é o seu dia de folga, mas a gente estava querendo saber se teria como você e a Bia virem aqui amanhã, no fim do expediente.
- Isso tem alguma coisa a ver com o segredinho da gangue, Pedro?
- Sim, chegou a hora de contar a você do que se trata essa mega operação afinal!
- Ah, eu virei com certeza! Não aguento mais de tanta curiosidade!
- Você vai gostar, tenho certeza!

Ana tentou convencer Bia a lhe dar alguma dica do que aconteceria no dia seguinte, mas é claro que não conseguiu nenhuma informação, exceto de que agora dona Rute também fazia parte da gangue.

- Até ela? Mas quando foi que ela entrou para a gangue se eu não me lembro de ter dado nenhum dos seus bilhetinhos para a nossa vizinha?
- Porque não precisava, né, mamãe? Eu sempre encontro com a dona Rute no elevador, na portaria, em vários lugares. E eu já tinha falado com ela aquele dia que eu desci para jogar totó com o tio Carlos, ué!
- Então seu tio Carlos também sabe do segredo?
- Ele sabe mais ou menos, mas eu pedi para ele não contar nada para a vovó ainda. Eu quero eu mesma contar para ela quando tudo estiver pronto.
- Pensei que já estava, o Pedro disse que a gente precisa ir lá amanhã para vocês me contarem tudo!
- Não, mamãe, os planos estão prontos, mas ainda falta colocar em prática e você vai precisar ajudar a gente também. Porque a gente vai precisar pegar algumas coisas da doceria emprestadas...
- Emprestadas? Uhm...
- Ah, mamãe! Você já esperou tanto tempo, que custa esperar só mais um dia?
- Tudo bem, Bia, vou esperar. E já que você falou da vovó, acho que vou ligar para ela para saber se o vovô já está melhor.
- Eu posso falar com o vovô também?
- Se ele estiver bem, pode sim. Espera só um pouquinho. Alô? Cláudia? É a Ana! Tudo bem?
- Ana! Tudo bem sim! Algum problema com os documentos? Ainda falta alguma coisa?
- Não, já falei com o advogado, ele disse que está tudo certo agora, obrigada! Eu liguei para saber notícias do senhor Paulo. O médico já disse alguma coisa?
- Ah, ele vai precisar fazer uma operação, mas o médico disse que o tumor ainda é bem pequeno, então a chance de dar tudo certo é grande. Agora estamos correndo para fazer mais exames para marcar logo a data. Se tudo sair como planejado, até o natal o Paulo já deve ter tido alta do hospital e você e a Bia vão poder vir passar as festas aqui com a gente!
- Ah, eu e a Bia vamos ficar aqui torcendo por isso então! Mantenha-me informada e se precisarem de alguma coisa, me avise! Escute, a Bia queria falar oi para o avô, será que o senhor Paulo poderia falar com ela um minutinho?
- Sim, ele está aqui do meu lado! Mas eu posso falar com ela primeiro?
- Bia, é a vovó, ela quer falar com você antes de passar para o vovô.
- Oi, vovó! A dona Rute já consertou o nariz do ursinho e ela até fez uma roupinha nova para ele, ele está lindo!
- E você já deu um nome para ele?
- Acho que vou chamar o ursinho de Beto, igual ao apelido do papai!
- Seu pai iria ficar muito feliz, Bia! Mas eu queria falar com você para saber se você já mandou a cartinha para mim!
- Ainda não, vovó, mas vai demorar só mais alguns dias! Eu prometo que te conto tudo logo, logo!
- Está bem, vou esperar então! O vovô vai falar com você agora!
- Oi, minha netinha linda! Você queria falar com o vovô?
- Vovô, aquele dia você foi embora da minha casa muito rápido porque você estava doente, eu queria saber se você já sarou!
- Ainda não, Bia, mas eu acho que antes do natal eu já vou estar bom, aí você vai poder vir aqui me visitar!
- Ah, está bom, então! Vou ficar aqui torcendo para você sarar logo, vovô! E pede para a vovó te dar beijinhos para você sarar mais rápido!
- Hahaha! Está bem, vou falar para ela! Tchau, Bia! Manda um beijo para a mamãe também! E se comporte, heim?
- Eu sou muito comportada, vovô! Beijo!
- A senhora é muito comportada, é? Sei...
- Mamãe! Que feio, escutando a conversa dos outros!
- Hahaha! Foi sem querer, Bia, desculpa! O jantar está pronto, vamos comer?
- Vamos! Estou com muuuuita fome hoje!

E eis que o grande dia chegou finalmente. No sábado à tarde, assim que terminaram de fechar a doceria, todos se reuniram ao redor de uma mesa com várias caixas. Gabriela e dona Rute também estavam lá, Pedro estava com seu laptop e até Maria e Joana, as atendentes da doceria, ficaram para a reunião. O senhor Antônio chegou da cozinha com uma forma enorme de biscoitos.

- Bom, Ana, chegou a sua hora de entrar para a gangue! Bia, você quer contar para a sua mãe como isso tudo começou?
- Mamãe, você se lembra daquele bilhete que você me mostrou uma vez? Que a Gabi tinha escrito para você? Da receita da felicidade?
- Me lembro sim, claro, Bia!
- Eu gostei do que ela escreveu, aí quando eu vim com você aquele dia na doceria e vi o senhor Antônio fazendo biscoitos, eu tive uma ideia! A gente podia fazer biscoitinhos da felicidade! Tipo aqueles biscoitos da sorte chineses, só que mais legais!
- Quando eu conversei com a Bia aquele dia e ela descobriu que tinha sido eu que tinha escrito o bilhete, ela resolveu compartilhar o segredo comigo e perguntou se eu a ajudaria a escrever mais frases! Eu achei a ideia genial e, além das frases, também ajudei a criar as embalagens, são caixinhas que viram mini-presentes, podem ser brinquedos, jogos, porta-retratos, um monte de coisas, já fiz um planejamento de 12 caixinhas, uma para cada mês do ano!
- Nossa, Gabi, mas isso deve ter dado um trabalhão! Como você arranjou tempo para fazer tudo isso em plena época de TCC?
- Ah, foi uma ótima distração, na verdade! Você se lembra que eu disse que estava descontando minhas agonias nos doces? Então, agora eu tenho uma coisa mais saudável e útil para fazer: criar embalagens para o projeto da Bia!
- As caixas estão lindas, dona Ana! E a minha parte, claro, foi criar as receitas dos biscoitos. Mas o formato e os sabores foram a Bia quem escolheu!
- Os biscoitos ficaram muuuuito deliciosos, senhor Antônio! Eu queria que os biscoitos ficassem bonitos, mas que também tivessem um lugar para gente colocar as frases para deixar as pessoas felizes. Aí eu pensei naquele biscoito do desenho do ogro que a gente assistiu outro dia na TV, mamãe. Eu falei: a gente pode fazer um biscoito com uma carinha feliz e colocar um furinho na mão dele para gente por o bilhete! Como se ele estivesse entregando o papel para a pessoa, sabe?
- Moldar o biscoito acabou sendo um pouco mais difícil que criar a receita, mas a gente finalmente conseguiu!
- Uau! Eles estão realmente lindos, tanto os biscoitos quanto as caixas! E eu adorei a ideia de colocar frases felizes neles! Mas eu ainda não sei qual é a minha parte no projeto!
- É aí que está, Ana. O plano é muito maior do que isso ainda!
- Como assim, Pedro?
- Bom, a ideia inicial era só vender os biscoitos aqui na doceria, como um diferencial, sabe? Para ajudar a divulgação e tal. A Bia achou que se a gente conseguisse mais clientes felizes, a doceria ia poder vender mais e você não ia mais precisar se preocupar tanto com o futuro de vocês, ela queria fazer isso para ajudar você, Ana!
- Verdade, Bia? Puxa, eu não sabia que você estava assim tão preocupada comigo!
- Ah, mamãe, desde que o papai morreu que você parece que está sempre triste e preocupada, eu queria fazer alguma coisa para te animar!
- Nossa, isso sim foi uma grande surpresa!
- Então, Ana, quando eu descobri o que eles estavam tramando, eu também tive uma ideia: criar um site para a doceria! Eu gosto de mexer com essas coisas, meio que por hobby mesmo. Aí quando conversei sobre isso com a “gangue”, a gente se tocou que precisava de um plano de marketing também! Porque não adianta ter um produto super legal se ninguém sabe que ele existe, né? Foi aí que a gente decidiu aproveitar o dia das crianças semana que vem para ajudar a divulgar os biscoitinhos da felicidade!
- A gente adorou essa ideia do Pedro de fazer um site para a doceria, mas ainda faltava alguma coisa a mais. E foi aí que a Bia apareceu com uma ideia ainda mais legal!
- Que ideia, Gabi?
- Aproveitar o lançamento dos novos biscoitos para ajudar as crianças do orfanato! O que pode combinar mais com biscoitos da felicidade do que fazer crianças sorrirem? E é aí que você entra, Ana! A gente vai precisar da sua autorização!
- Minha autorização para que?
- Para deixar a gente usar a cozinha da doceria para a gente fazer os biscoitos, dona Ana!
- Ana, o plano é o seguinte: para divulgar os novos biscoitos, no dia do lançamento, todo mundo que trouxer um brinquedo novo ou um livro infantil, ganha um pacotinho de biscoitos da felicidade de graça. Depois a gente pega tudo o que foi doado e leva para as crianças do orfanato do lado da minha faculdade!
- Mas isso é IN-CRÍ-VEL, Gabi!
- Eu também achei a ideia genial, Ana! Então para colaborar, eu vou ajudar a pagar os ingredientes da primeira leva! E ainda convenci meu filho imprestável a usar a empresa dele para patrocinar mais alguns pacotes também. Pelo menos para isso ele tem que servir, né?
- Dona Rute, se o seu filho vai mesmo ajudar nesse projeto, pode ter certeza de que ele ainda tem jeito, não desista dele tão fácil!
- Então estamos pensando em fazer o lançamento dos biscoitos no sábado, dia 11, assim a gente consegue levar os brinquedos no orfanato no dia seguinte, dia das crianças. Se você concordar com o plano, a gente vai criar uma página nas redes sociais hoje mesmo para todo mundo ficar sabendo, aí quem sabe pessoas de outros bairros da cidade venham conhecer a doceria e fazer a doação também. É perfeito! A gente divulga a doceria para o mundo todo e ainda ajuda as crianças do orfanato a ter um dia mais feliz! O que você acha, Ana?
- Onde é que eu assino, Pedro? Hahaha! Mas, sério, qual é a minha parte nisso tudo? Eu também quero fazer parte desse projeto!
- Bom, dona Ana, o que eu, a Maria e a Joana combinamos é que todo mundo ficaria aqui na sexta, dia 10, fazendo hora extra para deixar os biscoitinhos prontos para o dia seguinte. A senhora não vai precisar pagar nada a mais não, a nossa mão de obra é a nossa parte da doação para as crianças do orfanato. Só que a gente vai precisar que a senhora nos autorize a usar a cozinha da doceria até mais tarde.
- Com certeza eu autorizo, senhor Antônio! Aliás, eu também quero ajudar a colocar a mão na massa, literalmente!
- E eu também queria uma autorização sua, Ana! Eu queria levar a Bia para ajudar a distribuir os livros e os brinquedos comigo, afinal a ideia toda foi dela!
- Não precisa de autorização, Gabi, faço questão de ir com ela também!
- Eu também já falei com os meus meninos e a gente vai com vocês levar alguns livros, roupas e brinquedos que eles não usam mais lá no orfanato domingo. E se a dona Ana autorizar, eu queria levar uns biscoitos da felicidade para eles também!
- E eu vou fazer salgadinhos para todo mundo! Porque festinha que se preze precisa ter comida, né? Será que a gente também não podia levar um desses bolos deliciosos da doceria para eles? - Com certeza, dona Rute! Vocês já pensaram em tudo! Eu nem sei o que dizer!
- Eu já falei com a tia Kelly também, ela falou que vai pedir para a tia Paula deixar a gente colocar um cartaz na escola para os pais dos alunos virem aqui sábado fazer a doação, mamãe! A Gabi já até fez o cartaz, você quer ver?
- Nossa, eu estou sem palavras! Vocês tinham razão, valeu a pena esperar para saber qual era o grande segredo afinal! Podem contar comigo nessa gangue, eu vou fazer tudo o que eu puder para ajudar!
- Você está chorando, mamãe? A gente fez alguma coisa errada?
- Não, Bia, nem sempre quando a gente chora é porque está triste. Às vezes, a gente fica tão feliz que transborda, aí a gente chora de felicidade!
- Bom, se não temos mais nada a discutir, vamos comemorar experimentando os biscoitinhos da felicidade! Olha o meu aqui: “Felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido”. Não poderia ser mais verdade! “Dica do dia: ofereça um pouquinho do que você sabe fazer de melhor com alguém que precise.” É o que estou tentando fazer agora! E você, Ana, o que está escrito no seu bilhete?
- “A felicidade não consiste em ter o melhor de tudo, mas em saber tornar tudo melhor.” Acho que essa é mesmo a grande lição que eu tenho aprendido nas últimas semanas, Pedro! “Dica do dia: seja otimista, mesmo quando o dia for ruim. Coisas boas acontecem quando menos se espera!” Nossa, isso parece até que foi escrito especialmente para mim!
- Eu também quero um biscoitinho! “Felicidade é o encontro do sonho com a realidade. Dica do dia: não desista, seu esforço vai valer a pena no final!” Acho que vou colocar isso na minha mesa de estudos para eu ler toda vez em que eu for escrever meu TCC! Hahaha!
- Boa, Gabi! E o seu, senhor Antônio, o que é que diz?
- Diz assim, Pedro, “felicidade é...”

E assim terminou o dia, cada um com seu biscoitinho da felicidade, felizes por fazerem parte daquele grupo de pessoas com grandes ideias. O lançamento dos biscoitos foi um sucesso tremendo, a fila para a doação de livros e brinquedos saía pela porta e ia até a rua. Até o Miguel e a mãe apareceram na doceria naquele dia para levar brinquedos! A gangue toda apareceu para ajudar, pois o senhor Antônio sozinho não dava conta de fazer tantas fornadas de biscoitos para os clientes que não paravam de chegar. Ana e dona Rute foram para a cozinha ajudá-lo, Gabi ficou com Maria e Joana atendendo os clientes e Bia se encarregou de separar e guardar as doações. Alguns clientes gostaram tanto dos biscoitos e das frases que acabaram voltando mais tarde, trazendo outras pessoas para experimentarem e fazerem mais doações! No final do dia, estavam todos exaustos, mas felizes!

- Gente, eu não sei quanto a vocês, mas eu vou para casa tomar um banho! Eu nem sei onde vou arranjar forças para fazer os salgadinhos, mas eu vou me virar!
- Acho melhor a gente ir também, Bia, a gente ainda tem que separar as doações e embrulhar tudo. Só não sei como a gente vai levar tudo isso a pé!
- Eu vim de carro, Ana, não se preocupe, eu levo vocês! E amanhã eu também busco vocês e a dona Rute para a gente ir juntos ao orfanato.
- Como fazemos então? Nos encontramos às 10:00 lá na porta? Eu fiquei de ligar para a diretora do orfanato para avisar a hora que iríamos lá.
- 10:00 parece bom, Gabi. Está bom para você também, senhor Antônio?
- Está sim, Pedro. Só que os biscoitos acabaram! Eles fizeram mais sucesso do que a gente esperava. Será que eu posso ficar aqui mais um pouco para fazer os biscoitos para a gente levar lá amanhã, dona Ana? Eu fecho a doceria direitinho depois.
- A gente fica para te ajudar, Antônio. Eu e a Joana podemos ficar mais um pouco também. A gente te ajudar a empacotar os biscoitos e a limpar tudo depois.
- Obrigado, Maria! Se não for problema para vocês, eu aceito a ajuda!
- Vocês moram muito longe, Ana? Eu posso ir com vocês ajudar a embrulhar os presentes! Ou então eu posso ajudar a dona Rute a fazer os salgadinhos. Eu não sou nenhuma expert na cozinha, mas posso tentar!
- Bom, podemos fazer assim: eu, você e a Bia cuidamos dos presentes e a dona Rute e a Ana cuidam dos salgadinhos, acho menos arriscado assim, que tal? Se ficar muito tarde, eu trago você de volta para a sua casa depois, Gabi.
- Vocês vão virar namorados?
- O que? Como assim, Bia? Não é nada disso, eu...
- Meninos, não se preocupem, o que tiver que acontecer, vai acontecer. Mas, por mim, a sugestão do Pedro é ótima, só preciso saber se a Ana concorda!
- Por mim, tudo bem, dona Rute! Só preciso tomar um banho antes do segundo round também. Senhor Antônio, vou deixar a cópia da chave com o senhor, então, qualquer coisa vocês têm meu telefone, né?
- Não se preocupe, dona Ana! A gente vai terminar tudo aqui e amanhã eu levo a chave para a senhora!
- Vamos, então? Deixa que eu levo a caixa de livros, está mais pesada!
- Eu ajudo a Ana a carregar a caixa de brinquedos! Será que cabe tudo no porta-malas, Pedro?
- A gente dá um jeito, Gabi.
- Mamãe, eu acho melhor a gente pedir pizza para todo mundo, não vai dar tempo de fazer o jantar!
- Ótima ideia, Bia! Você liga para a pizzaria quando a gente chegar em casa?
- Eu ligo, mamãe, pode deixar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário