sábado, 27 de setembro de 2014

2 colheres de felicidade - IV

No dia seguinte, Ana e Bia acordaram cedinho e foram para a doceria. Bia ficou fazendo sua lição de casa em uma mesa, enquanto Ana atendia os clientes e verificava se estava tudo em ordem com a loja. Aproveitou 2 minutinhos em que a doceria estava mais tranquila e ligou para saber como Pedro estava.

- Oi, Ana, obrigado por ter ligado! Espero que esteja tudo bem aí sem mim.
- Pedro, você não tem ideia da falta que você faz aqui! Mas está tudo bem, não se preocupe, só liguei para saber como você está.
- Já estou bem melhor, o colírio está fazendo maravilhas! Segunda-feira estarei aí no horário de sempre, pode deixar!
- Você acaba de tirar um peso enorme das minhas costas dizendo isso! Vou ter uma reunião com o doutor Fabrício na segunda à tarde, fico mais aliviada em saber que você vai estar aqui para cuidar de tudo no meu lugar.
- O advogado? Será que ele já conseguiu algum progresso com a papelada do Roberto?
- Acho que é justamente sobre isso que ele quer conversar comigo. Essa burocracia toda me deixa louca!
- Calma, Ana! Vai dar tudo certo, você vai ver. E se precisar, pode contar comigo, você sabe, né? Eu queria estar aí agora te ajudando, mas...
- Pedro, é a sua saúde. Prometa que você vai se cuidar, isso sim vai me deixar mais tranquila.
- Sim, senhora, chefe!
- Hahaha! Não precisa me chamar assim, né? Bem, eu tenho que desligar, a doceria está começando a encher novamente. Até segunda!
- Até! E obrigado por ter ligado!

Duas senhoras olhavam os doces no balcão.

- Bom dia, posso ajudá-las?
- Esse doce aqui é do que?
- Massa folhada com recheio de creme de avelã e pedacinhos de chocolate.
- Meu Deus! Isso deve ser divino! É esse mesmo que eu vou querer! E um cafezinho, por favor! E você, Maria, já escolheu?
- Estou em dúvida entre esse com pêssego e damasco e aquele outro com... gengibre e hortelã? É isso mesmo? Que doce mais exótico! Ah! E olha esse aqui, bomba de baunilha com lichia! E são todos tão bonitos que dá até dó de comer, né?
- Ah, pode escolher qualquer um, tenho certeza de que são todos deliciosos! Já é a quarta vez que eu venho aqui e todos os doces que eu provei até agora são maravilhosos!
- Bem, vamos fazer assim: vou comer o de lichia agora e levar os outros dois para viagem, pode ser? Assim já vou ter sobremesa para a janta!

Depois do almoço, Beatriz quis conhecer a cozinha. Ana explicou a ela que só poderiam ficar lá dentro por 5 minutos e que elas precisavam lavar as mãos e usar luvas e touca, porque tudo na cozinha tinha que permanecer perfeitamente limpo.

- Mas, mamãe, como eu vou aprender a fazer biscoitos em 5 minutos?
- Bia, querida, isso a mamãe vai ter que te ensinar em casa, está bem? Só depois que você já estiver grande e tiver treinado muito é que você vai poder vir fazer biscoitos na doceria. Hoje eu só vou mostrar como as coisas funcionam, ok? E aí, depois, se o senhor Antonio deixar, você pode provar um dos biscoitos novos que ele está criando.
- Quem é o senhor Antonio?
- É o meu assistente da cozinha, Bia. É ele quem me ajuda a fazer os doces da loja. Senhor Antônio, essa é a Bia, minha filha.
- Ah, sim, eu me lembro dela! Ela veio aqui uma vez quando era bem pequenininha, como ela cresceu! Já está uma moça!
- Eu não me lembro de ter vindo aqui na cozinha antes, acho que eu era muito pequena mesmo! O que você está fazendo, Senhor Antônio?
- Estou testando novas receitas de biscoitos, você quer experimentar algum? Tem de coco, de limão, de chocolate.
- Uhm... devem estar todos muito gostosos! E aqueles biscoitos da sorte, você também sabe fazer?
- Aqueles que vêm junto com a comida chinesa? Bem, esses eu nunca tentei fazer, mas vou dar uma pesquisada. Se eu conseguir fazer, peço para a sua mãe levar um pacote para você comer e avaliar, que tal?
- Já estou tendo umas ideias aqui, acho que vai ser muito legal!
- Que tipo de ideia, dona Bia?
- Ainda é segredo, mamãe! Tenho que pensar direitinho antes de te contar!
- Hahaha! A Bia é tão esperta quanto o meu filho! Essas crianças de hoje em dia dão de 10 a zero na gente!
- Puxa, eu nem lembrava que você tinha filhos, Antônio!
- Tenho um garoto de 8, o Rafael, e uma menina de 10, a Bianca.
- Bianca parece com Bia, né? Acho que ela deve ser muito legal!
- Sim, sim, eles não dão trabalho, são uns amores.
- Bom, dona Bia, a visita à cozinha terminou, precisamos deixar o Senhor Antônio trabalhar em paz, né? A doceria não pode ficar sem produtos só porque nós ficamos batendo papo com o cozinheiro o dia todo.
- Só mais um minutinho, mamãe? Eu nem vou falar nada, só quero ver como ele faz os biscoitos! Só ver, mamãe! Por favor!
- Ah, tudo bem, dona Ana! Olha aqui, Bia! Está vendo? A gente coloca todos os ingredientes nessa batedeira grande e espera a massa ficar lisinha. Depois abre a massa com um rolo, até ficar bem fina. Aí você pega esses cortadores aqui e aperta a massa, para ela ficar no formato que você quer. Depois é só colocar na assadeira e deixar no forno até ficar pronto.
- Mas qual é o segredo? Por que os biscoitos das outras lojas não ficam tão gostosos quanto os nossos?
- Bom, tem dois motivos, um todo mundo sabe: a gente usa só os melhores ingredientes. E o outro... é que tem que colocar felicidade!
- Como faz isso? Eu nunca vi vender felicidade para gente colocar na comida!
- Hahaha! Felicidade não se vende mesmo, Bia! Mas quando você cozinha, você tem que fazer isso com prazer, sabe? Se você fica feliz quando está cozinhando, as outras pessoas também ficam felizes quando comem a sua comida. Esse é o segredo!
- Ah! Por isso que as almôndegas que eu fiz com a dona Rute ficaram tão boas! Porque a gente colocou bastante felicidade!
- Isso mesmo! Mas esse é um segredo nosso, heim? Não vamos sair espalhando por aí!
- Isso me deu mais ideias! Mas eu não vou contar para ninguém, senhor Antônio! Obrigada por me ensinar a fazer os biscoitos, agora eu vou praticar bastante em casa com a mamãe até virar uma doceira tão boa quanto vocês dois algum dia!
- Eu é que agradeço pela visita, Bia! E pode deixar que eu vou me lembrar de tentar fazer biscoitos da sorte para você!

Ana e Bia voltaram para a parte da frente da loja. Bia foi fazer o cartão de aniversário do Miguel em uma mesa e Ana voltou para trás do balcão de doces. A doceria fechava mais cedo aos sábados e pouco mais de meia hora antes de encerrar o expediente, a menina loira apareceu por lá.

- Boa tarde! Puxa, eu estava mesmo querendo falar com você sobre o bilhete que você deixou embaixo do prato outro dia! Preciso muito lhe agradecer pelas palavras, você não sabe como elas me fizeram bem! E eu nem sei o seu nome, desculpe!
- Meu nome é Gabriela, eu venho sempre aqui, moro no prédio aqui do lado. Seus doces são divinos, eu só não como mais porque senão eu vou acabar engordando! E eu notei que você estava mesmo um pouco tensa aquele dia, Ana! Eu percebi que o Roberto parou de vir trabalhar, aí fiquei sabendo do acidente e tal... como o Pedro também não estava, imaginei que você estava mesmo passando por um dia difícil. Que bom que consegui te ajudar!
- Nossa, mas você sabe os nomes de todo mundo aqui? Estou ainda mais impressionada!
- Ah, não é nada de mais, vocês usam pins com seus nomes, eu só acabei decorando de tanto vir aqui! Sabe, eu estou no último ano da faculdade e esse maldito TCC está me deixando louca, aí toda vez que eu acho que vou surtar, eu desço aqui para comer um doce! Eles são tão incríveis que eu acabo saindo daqui até mais feliz! Mas, posso fazer uma sugestão? Seria ótimo se vocês começassem a vender doces diet! A minha dieta agradece!
- Sugestão anotada! E hoje o doce é por conta da casa! Em agradecimento pela sua boa ação do outro dia!
- Verdade? Eu juro que fiz aquilo sem segundas intenções, mas eu aceito o agrado sim! Deixa eu ver... hey, esse é novo, não? Ainda não provei! Mousse de maçã com calda de ameixa? Parece muito bom!
- Você vai adorar! A gente gosta de testar novas receitas aqui. Até porque a gente usa muita fruta, né? Aí tem que criar receitas com as frutas da estação, por isso que o nosso cardápio é tão rotativo, só usamos ingredientes frescos.
- E é por isso que tudo aqui é tão bom! Aquela menininha ali fazendo recortes é a sua filha?
- Sim, eu tive que trazê-la hoje, não tinha com quem deixá-la. O nome dela é Beatriz, mas pode chamá-la de Bia.
- Será que ela se incomodaria se eu sentasse ali com ela? Eu faço faculdade de design, adoro ver criança fazendo arte!
- Bia, venha aqui um minutinho, por favor!
- Oi, mamãe! Já estou quase terminando o cartão do Miguel!
- Bia, essa é a Gabriela, ela é uma amiga da mamãe e queria ver o seu cartão. Ela pode sentar à mesa com você?
- Claro que sim! Na minha sala tem uma menina chamada Gabriela, a gente chama ela de Gabi, posso te chamar de Gabi também?
- Pode sim! Vamos lá ver esse cartão, Bia! É para alguém especial?
- É para um menino da escola. Eu não gosto muito dele, mas a mamãe disse que...

E assim terminou o expediente na doceria aquele dia. Gabriela e Beatriz ficaram conversando até a loja fechar, depois a primeira voltou para casa para estudar e Bia e Ana foram passear na livraria da esquina para escolherem um livro novo. Bia se encantou com um chamado Matilda, sobre uma menininha muito esperta que aprontava muita bagunça, mas sempre com a intenção de ajudar sua família e seus amigos. “Ela se parece comigo, mamãe!”, disse ela à mãe. E naquela noite, antes de dormirem, as duas leram juntas o primeiro capítulo do livro e sonharam com biscoitos gigantes e naves espaciais que soltavam raios de chocolate.

Domingo era dia de botar a casa em ordem. Mesmo assim, no fim do dia, depois da faxina, mãe e filha foram fazer biscoitos. Ficaram muito bons, mas mesmo assim Bia não ficou satisfeita. Escreveu a receita em um papel e colocou um bilhete embaixo. Pediu para que a mãe o entregasse para o senhor Antônio no dia seguinte, mas a fez prometer que não o leria. Ana ficou curiosa, mas respeitou o desejo da filha. No fim do dia, ela estava tão cansada que acabou pedindo uma pizza para as duas. “Não é porque sou cozinheira que preciso cozinhar todos os dias, não é? Acho que posso me dar uma folga de vez em quando.” – foi o que ela pensou. E dessa maneira terminou o fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário